english version

A natureza e a ação do homem foram dadivosas com Manaus. Desde a heroica entrada de Pedro Teixeira, que a partir de 1637 anexou as terras espanholas do Amazonas ao domínio português, o barranco do Rio Negro, onde se ergue a cidade, tem sido palco de obras memoráveis, seja no plano das lutas históricas, como a resistência do tuxaua Ajuricaba à opressão colonial, seja na saga de construção de uma civilização nos trópicos. Há muito, Manaus encanta os visitantes com monumentos de beleza indescritível, como o Teatro Amazonas e, ainda, o cais flutuante e o prédio inglês da Alfândega. A esses, agora, se junta o colosso da Arena da Amazônia que receberá quatro jogos da Copa de 2014. Pude verificar pessoalmente que os amazonenses estão construindo um dos mais belos estádios do mundo.

Maior cidade da Amazônia, Manaus combina tradição e modernidade ao manter suas raízes ao lado de um parque industrial pujante - e assim foi uma escolha feliz para ser uma das 12 cidades-sedes da Copa. Pode ao mesmo tempo encantar os turistas com o grande atrativo da natureza opulenta que é o Amazonas e proporcionar as condições exigidas para acomodar o evento esportivo mais visto do planeta.

A Copa do Mundo é sempre uma grande oportunidade para o país-sede. As heranças de toda ordem que se perpetuam após o evento servem à população nacional na forma de grandes obras, sobretudo de infraestrutura. Manaus acolherá o maior e mais esperado acontecimento do planeta, herdará melhorias em obras de transporte para sua população e terá sua imagem difundida para bilhões de telespectadores no Brasil e no mundo, modificando seu perfil como destino turístico de entretenimento e negócios.

Da mesma forma, serão enormes os efeitos da Copa na economia do Amazonas. O Ministério do Turismo estima que aproximadamente 190 mil visitantes - dos quais 80 mil estrangeiros - vão circular por Manaus durante o evento, deixando marcas no comércio e nos setores de lazer e hospedagem.

Há muito defendo que a Copa do Brasil atenda às peculiaridades nacionais, desde a logomarca ao mascote, até as manifestações culturais e preço dos ingressos. No caso de Manaus, a festa mundial do futebol valorizará a paisagem, a cultura, a culinária, as cores e os ritmos da Amazônia brasileira.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte

Voltar

Quarto Familiar

Quarto voltado para 2 adultos e 2 crianças. indisponivel en...

Suite

BANH PRIVATIVO, CAMA CASAL, AR PROMOÇÃO PARA MÊS DE JANEIRO

Quarto 10

Coletivo misto c/ ar e banheiro externo coletivo disponível entre 10/06/2014 e ...

GALERIAS HOSTEL